• Bahia Sem Fome

Notícias

13/03/2024 13:20

Bahia registra o segundo transplante cardíaco deste ano

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contabilizou, no último sábado, mais um transplante cardíaco, o segundo realizado esse ano. O doador, de 29 anos, sexo masculino, vítima de traumatismo crânio encefálico, estava em Feira de Santana, e para viabilizar o procedimento foi necessária a utilização de aeronave do Graer, que fez o transporte dos órgãos doados.

O transplante cardíaco que beneficiou um paciente de 41, também do sexo masculino, vítima de insuficiência cardíaca, foi realizado no Hospital Ana Neri. Além do transplante do coração, a doação beneficiou pacientes que aguardavam por transplante de rim, córnea e fígado.

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o médico Eraldo Moura, pontuou que a retomada, esse ano, do transplante cardíaco, depois de quase dois anos sem que o procedimento fosse realizado, é um dos avanços obtidos pelo Estado.

No ano passado, em todo o Estado, foram realizados 308 transplantes de rim, sendo 22 de doadores vivos; 582 de córneas e 45 de fígado. A fila de espera para transplante tem 1843 pacientes para rim, 1331 para córnea, 30 para fígado e 3 para transplante cardíaco. Todas as pessoas são doadoras em potencial, após avaliação médica da história clínica e das doenças prévias. É possível doar coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas, intestino, córnea, medula óssea, pele, osso, tendão e válvula cardíaca (tecidos).

Também na última semana foi registrada uma doação de múltiplos órgãos em Ilhéus, possibilitando o transplante de rins, fígado, córneas e válvulas cardíacas em pacientes que aguardavam na fila para realização do procedimento.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.