• Bahia Sem Fome

Ex Secretários

Ascom Serin    Jonival Lucas  

Jonival Lucas nasceu em Sapeaçu, Bahia, em 31 de janeiro de 1967. É economista, formado pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas do Estado da Bahia, em 1996. Foi eleito deputado Federal pela Bahia, por dois mandatos, 1999-2003 e 2003-2007. 

Na legislatura de 2003-2007 foi Primeiro Vice-Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Primeiro Vice-Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, titular da Comissão de Seguridade Social e Família, e titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
 
Em 2012 foi eleito prefeito da cidade de Sapeaçu para o mandato de 2013 a 2016. 

Atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin) de março de 2019 até maio de 2020. Assumiu como Secretário em Exercício da Serin, em junho de 2020, e efetivado em novembro de 2020. Permaneceu à frente da Serin até maio de 2021. 

Ascom Serin Cibele Carvalho 

Cibele Carvalho é assistente social e ex-prefeita da cidade de Rafael Jambeiro, no período de 2009-2012. Durante os anos de 1997 a 2008 atuou como coordenadora de projetos Sociais e Comunitários na Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários e como membro titular da Comissão Bolsas da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Foi responsável pela coordenação de Projetos Sociais da Sociedade Hólon (2006 - 2008); perita da 14ª vara federal do juizado Especial Federal. Construiu, durante toda trajetória de vida, uma carreira política dedicada ao desenvolvimento da Bahia através de importante desempenho nas secretarias Estaduais do Meio Ambiente (chefe de gabinete); e Relações Institucionais (chefe de gabinete) e no Gabinete do Governo da Bahia, entre 2013 - 2016 (assessora chefe da Assessoria Especial do Governador).

Em julho de 2018, assumiu a Secretaria Estadual de Relações Institucionais da Bahia (Serin) e permaneceu até junho de 2020.

 

     1     Josias Gomes

Josias Gomes da Silva nasceu em Amaraji (PE), no dia 14 de outubro de 1956, filho de Jesuino Gomes da Silva e Maria José Alves da Silva.

Ingressou no curso de Agronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia, onde presidiu o Diretório Acadêmico nos anos de 1978 e 1979.  Formou-se no ano de 1980.
A Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin) é considerada a porta de entrada de todos que precisam dialogar com o governo do Estado.

No período em que esteve à frente da Serin, Josias Gomes participou ativamente desta importante função, recebendo em audiência prefeitos, vice-prefeitos, e vereadores dos 417 municípios baianos. Também recebeu em seu gabinete lideranças políticas, lideranças comunitárias, representantes de sindicatos, dirigentes de associações de pequenos produtores rurais, de associações quilombolas, dos movimentos que lutam pela posse da terra e representantes de grandes empresas produtoras de celulose, visando resolver os conflitos – principalmente na região Extremo – Sul da Bahia.



Cícero

Cícero Monteiro

Engenheiro sanitarista pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e administrador de empresas pela Universidade Católica do Salvador (UCsal), Cícero Monteiro é pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), exerceu diversos cargos na Embasa e, durante três anos, assumiu a presidência da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb). Atuou como secretário de Relações Institucionais durante o período de 18 de janeiro de 2014 a 01 de janeiro de 2015.








Paulo Cézar

Paulo Cezar Lisboa

Nascido em Santa Maria da Vitória, oeste do Estado, Paulo Cezar Lisboa é mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor licenciado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Foi secretário de Comunicação e da Casa Civil do município de Vitória da Conquista, assessor do Centro de Estudos de Ação Social (Ceas) e presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR). Na pasta de Relações Institucionais do Estado (Serin), atuou como titular no período de 31 de março a 11 de julho de 2010 e de 08 de novembro do mesmo ano a 18 de janeiro de 2014.



PiauEmilson Piau

Graduado em administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Emilson Piau foi secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, entre 1998 e 2004, e de Serviços Públicos da mesma prefeitura, entre 2005 e 2006. Exerceu ainda os cargos de superintendente técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e, entre julho e novembro de 2010, de secretário estadual de Relações Institucionais (Serin). Também atuou como diretor de Administração e Finanças, coordenador executivo da assessoria especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Codes) e chefe de gabinete da mesma pasta.





ruiRui Costa

Economista graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), iniciou sua atuação política em sindicatos, no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 80. Também atuou na criação do Partido dos Trabalhadores no Estado da Bahia. No ano de 2007, com a vitória do governador Jaques Wagner, foi convidado para assumir a Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), onde desenvolveu um trabalho de integração entre os poderes Executivo, Legislativo e a Sociedade Civil. Já em 2010, foi eleito deputado federal. Em janeiro de 2012, licenciou-se do mandato para assumir a chefia da Casa Civil da Bahia.
Recomendar esta página via e-mail: