• Bahia Sem Fome

Notícias

12/12/2023 14:10

Em estoque crítico, Hemoba intensifica atendimento nas unidades móveis

Em decorrência do feriado prolongado, que tem por consequência a diminuição dos voluntários à doação, a Hemoba está com estoque crítico para os tipos sanguíneos A-, B+, B-, O+ e O-. Além disso, vários fatores influenciam na redução de voluntários neste período de final de ano, como as férias escolares e as festas de final de ano. Entre as estratégias para aumentar a doação, a Fundação busca o agendamento de grupos de doadores e intensifica o atendimento nas unidades móveis.

Nesta semana, em Salvador, as unidades móveis de coleta (hemóveis) estarão no Salvador Shopping, de 11 a 16/12; na Tecon Salvador (coleta interna), de 12 a 13/12; e Supermercado Assaí (Mussurunga), dias 14 e 15/12. Os atendimentos nos hemóveis acontecem por ordem de chegada, com interrupção das atividades por uma hora para almoço da equipe. O horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de candidatos à doação. A unidade móvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, reforçando o estoque estratégico da Hemoba para atender com segurança os pedidos das unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

O hemóvel é um ônibus totalmente adaptado e com toda a infraestrutura básica de uma unidade fixa da Hemoba, como triagem clínica, mobiliários, equipamentos, sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais. A coleta externa tem uma capacidade média de atendimento de 120 bolsas ao dia. Os interessados em se candidatar como doadores de medula óssea também poderão aproveitar a presença dos ônibus para fazer o cadastro no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Unidades de atendimento – Além das unidades móveis, a Hemoba atende os doadores em suas unidades fixas na capital e no interior. Confira os horários e locais: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.