• Bahia Sem Fome

Notícias

01/12/2023 15:10

Cerca de 1.500 pessoas são esperadas na Conferência Estadual de Educação nas próximas segunda e terça, em Salvador

A capital baiana sediará, nos dias 4 e 5 de dezembro, a Conferência Estadual de Educação (Coeed), evento organizado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e seus órgãos colegiado e de formação, o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT). A Coeed, que acontecerá no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, reunirá cerca de 1.500 participantes, entre especialistas em educação e representantes do poder público e da sociedade civil de todos os 417 municípios baianos. O objetivo é discutir o "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade". A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participará da abertura programada para às 9h.

A Coeed é o resultado de um processo que começou nas etapas municipais e intermunicipais, envolvendo aproximadamente 400 municípios baianos. Nessas fases iniciais, houve a discussão sobre o temário da conferência e a seleção dos delegados que representarão essas localidades na etapa estadual. A Coeed compõe a etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conaee 2024), programada para ocorrer entre 28 e 31 de janeiro de 2024. Ambas as conferências visam aprofundar discussões fundamentais para a construção do Plano Nacional de Educação para a próxima década.

O debate de abertura, intitulado “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, terá como convidados Luiz Fernandes Dourado (ANPAE) e Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP). Pela primeira vez, a Coeed contará com um ambiente e programação específicos para crianças e um espaço denominado “Sala de imagens das conferências na terra da liberdade”, com exposição e registros audiovisuais das conferências municipais.

O coordenador do Feeba, João Danilo Batista, fala sobre a importância desta construção coletiva. “Essa conferência é fundamental para a sistematização do que foi produzido nas conferências municipais, para o processo de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação (2016-2026) e para a construção participativa do novo Plano Nacional de Educação, que dialogue com as necessidades existentes entre trabalhadores da Educação, dirigentes educacionais, estudantes, sociedade civil e política”.

Fonte: Ascom/SEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.