20/11/2023 18:30

4ª Conferência Estadual da Juventude teve recorde de público e elegeu 80 novos delegados

A 4ª Conferência Estadual da Juventude da Bahia, que teve como tema “Fortalecer o presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos participação e bem viver”, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 deste mês, reuniu mais de 800 jovens. Desses, 500 como delegados credenciados e 300 como observadores.

Com seus debates organizados em torno dos 12 eixos do Estatuto da Juventude, cada eixo virou um grupo de discussão na conferência, que debateu também o Sinjuve (Sistema Nacional da Juventude) e o Plano Estadual da Juventude, que completou 10 anos neste ano e a conferência cumpriu também com o papel de reformulá-lo.

Participaram do evento, o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Jr., o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano; de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; da Cultura, Bruno Monteiro, além de deputados federais, estaduais e vereadores.

Com o alto número de participantes, o último dia do evento contabilizou 80 novos delegados eleitos para a etapa nacional que ocorre em dezembro. Segundo Nivaldo Millet, Coordenador Geral de Políticas para Juventude da Bahia, por conta do público recorde de delegados na Conferência baiana, o evento se tornou o maior do país em número de participantes e delegados eleitos.

Após a conferência, os 78 novos delegados eleitos irão se preparar para a etapa nacional do evento, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília. O evento será o primeiro após a realização da 3ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorreu em 2015.

Confira os 12 eixos do Estatuto da Juventude debatidos nos três dias de evento: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Do Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Do Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Do Direito ao Desporto e ao Lazer; Do Direito ao Território e à Mobilidade; Do Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Do Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; e Sistema Nacional de Juventude.