29/05/2019 16:00

Instituições baianas recebem Prêmio “Dr. Pinotti”

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos e as Obras Sociais Irmã Dulce foram agraciados com o Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”, oferecido pela Câmara dos Deputados. A cerimônia de entrega de diplomas de menção honrosa foi realizada na manhã de terça-feira (28), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Além da Bahia, outros três estados foram contemplados: Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais. O evento é realizado no mês de maio em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

De acordo com a deputada Federal Lídice da Mata, indicadora das instituições para recebimento da premiação, juntamente com os deputados Nelson Pelegrino, Alice Portugal e Elmar Nascimento, o prêmio só reforça o protagonismo da Bahia no cuidado da saúde dos baianos e marca o esforço realizado para que essas instituições da Bahia pudessem ser escolhidas.

Instições baianas recebem Prêmio
Deputados baianos indicaram as instituições para recebimento do prêmio.
Foto: Ascom Serin

“Acho que um hospital com apenas dois anos de existência, ter o reconhecimento da Câmara dos Deputados pelo trabalho que ele está desenvolvendo e escolhido dentre mais de cem de instituições que atuam na área de defesa da saúde da mulher é extremamente importante. E no caso da clínica da mulher, do Hospital Irmã Dulce, é uma situação muito especial, um motivo  de grande alegria, por que é uma referência para todo Brasil. As Obras Sociais de Irmã Dulce falam por si só, são 60 anos, nem existia o SUS ainda e Irmã Dulce já levava saúde para os pobres baianos, então por isso essa indicação recebeu nosso apoio”, reforça Lídice da Mata.

De acordo com o segundo secretário da Câmara dos Deputados, Mário Heringe, a premiação estimula que as instituições continuem desenvolvendo um trabalho de excelência dentro da saúda da mulher. “O prêmio representa toda energia dispensada para o atendimento de melhor qualidade e, às vezes com muita dificuldade, no atendimento à mulher, que sempre foi relegada a segundo plano. Dessa forma, atendendo e premiando essas entidades, a gente estimula que elas continuem assim e a outras que não foram premiadas corram para fazer esse trabalho em benefício da sociedade brasileira”.

O prêmio do Hospital da Mulher foi recebido pelo diretor Paulo Sérgio Andrade e às Obras Sociais de Irmã Dulce por Lucrécia Sarvenini. A cerimônia contou com a presença da Secretária de Relações Institucionais da Bahia, Cibele Carvalho, e do Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Sobre o prêmio - O Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher” é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da mulher.

Ascom Serin