• Bahia Sem Fome

Notícias

25/11/2019 12:40

Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi aberta oficialmente

Dirigentes e equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e representantes de cooperativas e associações expositoras participaram, neste domingo (24), da abertura oficial da 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária e da Fenagro 2019, que acontecem, simultaneamente, no Parque de Exposições de Salvador, até 1º de dezembro.

A programação contou com a visita aos armazéns dos Territórios de Identidade da Bahia, que compõem a feira. A comitiva conheceu alguns dos cerca de três mil produtos da agricultura familiar baiana, que representam a diversidade dos 27 Territórios, a exemplo dos iogurtes de abacaxi, licuri e umbu, do Armazém Piemonte da Diamantina e a cerveja de maracujá da Caatinga, do Armazém Sertão do São Francisco.

Abertura oficial da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária - O vice-governador do estado da Bahia, João Leão, ressaltou que é um prazer ver a Feira Baiana da Agricultura Familiar e o desenvolvimento acontecendo na agricultura familiar da Bahia: “É queijo, é iogurte, geleia de frutas. É impressionante. Todos os Territórios de Identidade estão presentes aqui, com o que é produzido de melhor. Quem visitar a feira vai ficar encantado em ver o que a Bahia produz”.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, a feira consolida um momento ímpar na Bahia: “Com o empenho de todos, equipe de Governo e agricultores familiares, que juntos realizam uma feira dessa magnitude, é possível verificar o desenvolvimento da agricultura familiar, segmento que produz 77% dos alimentos que chegam às mesas dos baianos, e que ocupa um lugar importante no Estado”.

Daniel Dias, que visitou a Feira pela primeira vez, ficou encantado com a variedade dos produtos. Na visita ao Armazém Chapada Diamantina, ele experimentou o picolé de morango da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada): “Achei muito interessante, verificando a diversidade da cultura baiana e da alimentação. Experimentei o picolé de morango e achei a textura muito boa. A feira está maravilhosa”.

A Feira - A 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é promovida pela SDR, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) e conta com 27 armazéns cenográficos que remetem às cidades do interior do estado, onde estão sendo comercializados os produtos.

Entre as atrações da feira está a Cozinha Show - Sabores e Saberes da Agricultura Familiar, com a participação de renomados cozinheiros como Fabrício Lemos, Marina Sabino, Bruna Moreira, Andrea Albuquerque, Caco Marinho, Rafael Zacarias e José Morchon, que farão uma interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos, com a apresentação de pratos desenvolvidos a partir dos produtos comercializados na feira.

O evento traz ainda a Praça Quilombola, a Praça Indígena, a Feira de Artesanato e a Feira Tecnológica. Haverá ainda um rico conteúdo técnico-científico como o Simpósio de Pesquisas, as inovações do Balcão Tecnológico, seminários temáticos e eventos diversos, para fortalecer a agricultura familiar da Bahia, além de uma vasta programação cultural.

Praça Gastronômica - Outras novidades da feira são as Ilhas do Bode e do Pescado, onde o público vai se deliciar com pratos como bode assado, hambúrguer de cordeiro, cortes especiais de cordeiros e cabritos como carré francês, filé mignon, costeleta, linguiças de caprinos tradicionais, apimentadas e para churrasco, e na Ilha do pescado, o público encontrará catados de siri, aratu, sururu, chumbinho, linguiça defumada de peixe, filé, espetinho e caldo de peixe compõem alguns dos pratos que estarão sendo comercializados.

Na Praça Gastronômica/Vila Forró, também poderá ser apreciada a culinária trabalhada pela agricultura familiar de diversas regiões da Bahia, como as ostras do Recôncavo, a galinha caipira do Portal do Sertão, a moqueca de tucunaré da Chapada Diamantina e a Tapioca Gourmet do Sudoeste Baiano.

Fonte: SDR 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.