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18/09/2020 13:00

IDEB: Municípios se destacam pelo trabalho interdisciplinar na educação

Dos 417 municípios baianos avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), onze apresentaram índices considerados de sucesso. Os gestores ouvidos reforçaram que o diferencial para aumento da qualidade da educação foi a realização de um trabalho de analise, avaliação, investimentos em estrutura física, de formação e valorização do quadro técnico das unidades escolares, proporcionados pelo apoio dos governos municipal, estadual e federal. 

Um exemplo de destaque em nosso estado é a cidade de Jacaraci, município com população estimada para 2020 de 14.850 pessoas, teve a avaliação de 6.5. O secretário da Educação, Alexandre Dijan, reforçou que o trabalho foi todo focado na defesa da educação pública de qualidade, que teve apoio e investimento do gestor local e do Governo do Estado. 

“Estamos em primeiro lugar na Bahia, na avaliação do IDEB, no ensino fundamental 2, alcançamos bons índices também no ensino fundamental 1. Isso é fruto de um trabalho com responsabilidade na educação pública municipal. A prefeitura tem investido em infraestrutura, reformando e construindo escolas com implantação de tecnologia”. 

O gestor também enfatiza que a qualificação dos professores e gestores como fundamental: “Tivemos uma grande evolução da área pedagógica, estamos com praticamente 100% dos professores com nível superior e quase todos com especialização em suas áreas de conhecimento, o que melhora muito a qualidade do ensino”, comemorou o secretário que também falou da importância do trabalho feito em equipe: “Sentimos que o nosso trabalho, da prefeitura e da secretaria, tem dado resultados e tenho certeza que vai continuar cada vez melhor, contando com a parceria de grande importância que temos do governo estadual, através do desenvolvimento de programas em nosso município de capacitação de professores. Aumentando o índice municipal pelo IDEB nós estamos, automaticamente, melhorando a qualidade da educação no estado da Bahia”, finalizou. 

Outro município que teve índice do IDEB positivo foi o de Barra do Mendes, população estimada para 2020 de 13.833 habitantes, pulando de 5.9, em 2017, para 6.2 em 2019, na avaliação do ensino fundamental (4ªserie/5ºano). A secretária de Educação da cidade, Monica Alves Rocha, falou da alegria e empolgação da população da cidade com o resultado positivo, o diferencial para ter tido uma boa avaliação no IDEB. 

“Quando assumimos a gestão em 2013, a avaliação da educação tinha o índice de 4,4 para o nível fundamental. Nossa principal estratégia para reverter este número e elevar o patamar da educação na cidade foi investir em três pilares: formação, supervisão e monitoramento do trabalho. Senda assim, há 7 anos temos realizado formação continuada intensa para os professores, um trabalho desenvolvido com parceria como Governo do Estado, através do Pacto pela Alfabetização, e com ações do Governo Federal”.

A avaliação diagnosticada consta na aplicação de provas, para estudantes do 2º ano de alfabetização ao 5º ano, no ano anterior à aplicação da prova do IDEB e, a partir dos resultados obtidos, a secretaria realiza junto com a comunidade escolar planos de ações específicos para cada núcleo escolar, focando nas deficiências de cada um. Atualmente existe na cidade 42 escolas divididas em 15 núcleos escolares, esses 15 são a base para a avaliação do IDEB.

O desafio apresentado pela gestora para a concretização do objetivo a realização do projeto de formação, supervisão e monitoramento foi a barreira da extensão territorial. “Mesmo a Barra do Mendes tendo mais de 13 mil habitantes, os núcleos escolares ficam cerca de 70 km da sede municipal, o que exige muito sacrifício dos professores e gestores. “Nosso sucesso foi baseado em muito estudo, fazer, refletir e fazer novamente. Portanto, destaco como central para nosso sucesso, além da implantação de metas, o apoio do gestor municipal e dos governos federal e estadual. Meu conselho para que outros municípios tenham sucesso da melhoria da qualidade da educação, é investir, investir em educação continuada, em equipe técnica, em avaliação diagnóstica com análise de dados e, claro, investir no professor, e no magistério, pois o professor precisa ser bem remunerado, valorizado”, finalizou. 

O IDEB avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática, atribuindo uma nota de 0 a 10 e tem como objetivo atingir a média igual de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE), chegando a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares. Além de divulgar o IDEB de cada escola, município e estado, o Inep também calcula as médias, o órgão detalha o desempenho das redes municipais, estaduais, públicas e privadas. Os índices são sempre calculados em três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano); e ensino médio.

Fonte: Ascom Serin BA

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