• Bahia Sem Fome

Notícias

15/08/2020 00:40

Consórcios públicos multifinalitários recebem maquinários do governador Rui Costa

Com a presença de secretários, deputados e prefeitos, o governador Rui Costa entregou, na tarde desta sexta-feira (14), maquinários para 10 consórcios públicos multifinalitários do estado, que representam 109 municípios. Os consórcios foram contemplados com um total de quatros pás carregadeiras, três rolos compactadores, uma motoniveladora e dois caminhões basculantes e tiveram investimento de cerca de R$ 3 milhões. O ato foi realizado no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador e contou com a ação direta das pastas de Relações Institucionais (Serin), secretário Jonival Lucas, e da Agricultura Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), secretário Lucas Costa.

Para o governador Rui Costa, essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado para fortalecimento dos municípios. "Nós estamos fortalecendo uma forma de gestão administrativa e de gestão de recursos materiais que são os consórcios. Estamos reforçando esses consórcios com máquinas que custam muito caro e que cada município sozinho não teria condições de comprar. Ou mesmo que o município conseguisse comprar, ele não teria serviços nem recursos para manter o custeio o ano inteiro. Então, o melhor é compartilhar essas máquinas, dividindo o custeio. Fica barato para todo mundo e todos conseguem usar as máquinas", explicou Rui.  

A política de Consórcios tem sido uma aposta de sucesso do Governo baiano e teve a importância das ações e organização reforçados pela prefeita da cidade de Banzaê e presidente do CISAN - Consórcio Intermunicipal do Seminário Nordeste II, Jailma Dantas.  “Receber uma motoniveladora é uma ação que vem agregar um pacto mais regional, o município já tem uma patrol, entretanto, hoje estou como presidente do Cisan e acredito e sou apaixonada pela política dos consórcios, acredito piamente que os municípios só podem desenvolver a partir do momento que ele se organizam . Então ter um consórcio na região é uma forma de organização”. 

Para o prefeito da cidade de Matina e presidente do CDS Alto do Sertão - Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, Juscelino Fonseca, o rolo compactador recebido terá grande importância para os 16 municípios que fazem parte do consórcio. “Os municípios são de pequeno porte, dessa forma, não tem condição de ficar alugando máquinas para fazer estradas vicinais e, a parceria com o governador Rui Costa, que tem colocado esses maquinários nos consórcios, vai ajudar bastante os municípios para poder tá fazendo suas estradas, melhorar a escoação da produção agrícola e para que a população transite numa estrada de qualidade”, reforçou.

Lazaro Oliveira, prefeito de Teolândia e vice-presidente do CIAPRA - Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi, contemplado com uma pá carregadeira, afirma que é uma máquina que fará diferença na região e na melhoria da qualidade dos serviços. “A pá carregadeira será de grande importância para melhoria nos trabalhos de estradas nos municípios, pois trata-se de uma região que chove muito, tem altos índices pluviométricos e, tenho certeza, que esse apoio do Governo do Estado está dando ao consórcio vai somar em melhorias para a qualidade de vida da população que mora na zona rural, principalmente aos agricultores familiares, uma categoria muito forte nas nossas cidades, pois é uma região que trabalhamos com fruticultura, contendo mais de 20 tipos de produtos agrícolas e essa máquina vai ajudar justamente melhorando as estradas para poder escoar a produção da nossa região”, afirmou. 

O prefeito de Andorinha, Renato Brandão, que também preside do CDS TIPNI - Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru, acredita que o equipamento tem importância central na contribuição da melhoria da infraestrutura da região. “O caminhão basculante é um equipamento importante para nosso consórcio, tem uma importância significativa no crescimento do consórcio, pois ele hoje executa muitas obras de infraestrutura. Temos obras de passagens molhadas contratadas pelos municípios consorciados e também pelo governador, além de realizar manutenção de BAs e a contratação do consórcio para fazer a recuperação asfálticas por algumas cidades”. 

O presidente do CDS TIPNI também reforça o diferencial da política de consórcios na região: “O consórcio do piemonte está avançando muito, dessa forma, os municípios participantes estão explorando bastante, pois o consórcio é um facilitador e tem garantido a economia financeira para cada contrato. Como é uma união de municípios que não tem IBDI, o consórcio permite que os municípios economizam, diminuam a carga tributária para as obras, sendo que o recurso, que fica com a economia, usamos para desenvolver algo mais para nossos municípios e com a chegada desse caminhão só tende a fazer mais economia, pois é um caminhão que o consórcio não vai precisar alugar”, reafirma.

Os consórcios que receberão os equipamentos são os seguintes: 
 
CDS TIPNI - Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru - 1 caminhão basculante;
 
CISAN  - Consórcio Intermunicipal do Seminário Nordeste II - 1 motoniveladora;
 
 CDS PIEMONTE DA DIAMANTINA - Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Diamantina - 1 pá carregadeira;
 
CONSID - Consórcio Público Intermunicipal dos Municípios do Oeste da Bahia - 1 caminhão basculante;
 
CIAPRA - Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi  - 1 pá carregadeira; 
 
CONDESC - Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento - 1 pá carregadeira;
 
CDS ALTO DO SERTÃO - Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão - 1 rolo compactador;
 
CONSTRUIR - Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia - 1 rolo compactador;
 
 CIMA - Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica - 1 rolo compactador; 
 
CDS VELHO CHICO - Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Velho Chico - 1 pá carregadeira.


Fonte: Ascom Serin BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.