• Bahia Sem Fome

Notícias

06/09/2019 13:20

Emendas Federais: secretaria reforça andamento de novo fluxo de execução

O Governo do Estado, através da titular da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin), Cibele Carvalho, foi recebido na tarde da última quarta-feira (04), na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, pela Bancada Baiana para discutir mais uma vez a destinação e o formato das Emendas Impositivas de Bancada. O Governo aposta e considera positiva a nova forma de trabalho implementada, pois estabelece melhor diálogo entre o Estado e os deputados neste quesito.

Estiveram presentes deputados da base do governo e oposição que, na oportunidade, tiraram suas dúvidas sobre o processo que, de acordo com a secretária Cibele, já está ativo desde a apresentação do novo formato, no mês de maio. "Nós, na Serin, já estamos trabalhando com atendimento aos deputados, agilizando o fluxo de pagamento desde o mês de maio. E todos foram informados sobre a decisão do Governador Rui Costa em centralizar na Serin a sistematização, o acompanhamento, o monitoramento e o cumprimento dos pagamentos das emendas e, o novo fluxo, já tem bons resultados".

A estimativa é que o total das emendas ultrapasse 200 milhões, dessa forma, o governo tem que trabalhar com um olho no orçamento do Estado. Durante a reunião, as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), da Saúde (Sesab) e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), pastas mais demandadas para execução das emendas de 2016 a 2018 realizaram prestação de contas aos deputados. 

De acordo com o coordenador da Bancada, o deputado federal Daniel Almeida, a discussão sobre as emendas ao orçamento de 2020 foi satisfatório: “Tivemos quase 100 por cento de participação, importante pois tende e reforçar as emendas como um importante recurso para investimento em políticas públicas no Estado da Bahia. Dessa forma, estou satisfeito com a prestação  de conta feita pelos secretários, representando o governador Rui Costa. Eles trouxeram informações centrais para a melhorias do diálogo e do fluxo de pagamentos”. 

Os deputados presentes demonstraram satisfação e esperança que o processo fique mais ágil com a nova metodologia  de centralização dos trabalhos e também com os esclarecimentos feitos pela titular da Serin e da equipe de Governo. 

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Rural, o deputado Josias Gomes, a chefe de Gabinete da Sesab, Nelma Carneiro, representando titular Fábio Vilas Bôas, e Sandra Carvalho, representando o secretário Lucas Costa.

Fonte: Ascom Serin
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.