• Bahia Sem Fome

Notícias

31/05/2019 17:20

Comitê Gestor do Programa Mais Futuro se reúne com representantes dos DCEs e gestores das UEBAs

Na manhã desta sexta-feira (31), As Secretarias de Relações Institucionais (Serin), de Educação (Sec), Administração (Saeb) e Casa Civil, promoveram uma reunião com representantes dos Diretórios Central dos Estudante (DCE’s), das Universidades do Estado da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), gestores da Assistência Estudantil das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs). A pauta foi sobre os programas de assistência estudantil promovidos pelo Governo do Estado, tendo como foco o Mais Futuro, que oferta estágios e auxílio financeiro para garantir a permanência nas universidades dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica. 

O Mais Futuro já beneficiou 10.480 estudantes das quatro universidades públicas estaduais da Bahia com o auxílio permanência. Neste ano de 2019, 6.210 estudantes se inscreveram. De acordo com o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, a reunião foi importante, pois retoma o diálogo com os DCE’s e com gestores da Assistência Estudantil, em uma agenda estratégica que contribui para o avanço do programa Mais Futuro e para a melhoria da Educação no Estado. “É uma agenda de diálogo e importante, pois tratamos a questão do desenvolvimento do projeto e as possibilidades de avanço no atendimento da assistência e permanência estudantil nas universidades. Continuaremos dialogando, pois as instituições presentes reconhecem a política de Estado para a Educação e como ela tem sido efetiva para garantir a assistência e permanência”, pontuou. 

Ascom Serin
Foto: Ascom Serin

A coordenadora Executiva de Articulação Social da Serin (Coas), Mary Cláudia C. e Souza, reforçou a importância da manutenção do diálogo constante entre Governo, estudantes e universidades, pois “o Estado sabe do valor e necessidade da continuação das políticas de assistência e permanência de estudantes nas universidades, sendo assim, trabalha para que essas políticas continuem contribuindo para o desenvolvimento do estado e da nossa população, através do acesso à educação pública de qualidade”.   

Para o coordenador geral do DCE da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Josimar Ferreira, se referiu ao encontro como um avanço no diálogo com o Governo do Estado e o desejo dos estudantes é que essa reunião seja o fruto de um diálogo permanente entre DCE’s, universidades e Governo do Estado. “Tratar da assistência e permanência estudantil, com a presença das representações das Pró-Reitorias e as assessorias de Assistência Estudantil, já era um pleito que estávamos buscando há algum tempo. Esse momento é importante para que a gente possa, de fato, avançar na avaliação, no aprimoramento das políticas públicas, mas especificamente do Mais Futuro, que podemos pontuar como um avanço no estado da Bahia, que assume para si a responsabilidade com o auxílio aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica”.

A assessora de Assistência Estudantil da Uesc, Márcia Roseli, também considera como um avanço as deliberações realizadas. “A partir daqui, vamos tirar um calendário de reuniões para avançar nessa pauta de acesso e permanência dos estudantes e isso sinaliza para um avanço na construção de uma agenda permanente, com reuniões periódicas”, afirmou.

Ascom Serin

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.