• Bahia Sem Fome

Notícias

17/04/2019 13:10

Mudanças climáticas deixam cidades atentas na Bahia

As mudanças climáticas ocorridas nos últimos meses têm causado preocupações em diversas cidades baianas. Pensando na melhoria da infraestrutura dessas cidades, a Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia (Serin) realizou uma reunião ampliada para discutir a situação de emergência dos municípios e propor soluções estratégicas para o problema, na manhã desta terça-feira (16). 

A titular da Serin, Cibele Carvalho, o chefe de gabinete, Jonival Lucas, e a da coordenadora Executiva da Coaf, Anabel Carvalho, receberam os representantes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC): Paulo Sérgio Luz (superintendente), Taíse Oliveira (setor técnico) e Vitor Gantois (coordenador); o secretário de Infraestrutura de Euclides da Cunha, José Raimundo Moura; a deputada Estadual Fátima Nunes; o prefeito e o vereador da cidade de Adustina, Paulo Sérgio e Orlancio dos Santos, respectivamente, para que seja montada uma estratégia de ação para solução dos problemas. 

Ascom Serin
(Ascom Serin)

A pauta é importante e atual, pois, desde março deste ano, o Governo da Bahia decretou Situação de Emergência 147 municípios devido a longa estiagem vivenciada no semiárido baiano. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 26/03, com vigência de 180 dias.

De acordo com dados da Sudec, a região do semiárido sofre duramente as consequências por anos seguidos de poucas chuvas. Com a repetição em períodos sucessivos, a estiagem está produzindo efeitos devastadores que se multiplicam: lavouras destruídas, rios e córregos vazios e o agravamento da escassez hídrica, o que tem causado grandes dificuldades da população no abastecimento tanto para consumo humano como animal.

Com a publicação do Decreto Estadual, a Defesa Civil do Estado continua, a partir do  Edital  nº  01/ 2018, está sendo realizada a Operação Água Potável, através do credenciamento de Pessoa Física e Jurídica de prestação  de serviços para coleta, transporte e distribuição de água potável  nos municípios.
 
De acordo com a coordenadora executiva da Coordenação de Assuntos Federativos (COAF/ Serin), Anabel Carvalho, “o Governo do estado está atento às demandas apresentadas pelos municípios e, desde a decretação da Situação de Emergência, tem dado assistência e orientação aos prefeitos”. 
 
Outro problema enfrentado por algumas cidades no interior do estado é o de estragos causados pelas fortes chuvas. De acordo com o chefe de gabinete da Serin, Jonival Lucas, esta é uma preocupação que tem mobilizado diversos órgãos do governo da Bahia. “O governo do estado tem acompanhado de perto os efeitos das fortes chuvas em toda Bahia, inclusive na capital, onde os investimentos em áreas de risco têm um alto valor. No interior, através dos diversos órgãos, tem buscado minimizar os efeitos danosos que atingem, na sua grande maioria, famílias de baixa renda”, atesta Lucas, que se reuniu também na manhã desta terça com o prefeito da cidade de Milagres, Cesar Rotondano Machado e com um representante da Sudec. Milagres é uma cidades castigadas pelas chuvas e que tem sido auxiliada pelas equipes do governo. 

Ascom Serin

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.