06/12/2018 16:00

Confoco-BA participa do encerramento das atividades da Plataforma MROSC-BA 2018

O Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (Confoco-BA), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), participou na terça (04) do evento de encerramento das atividades da Plataforma do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade (MROSC-BA) em 2018 e lançamento do Cordel do MROSC da instituição OSC Legal, realizado na sede da Cáritas Regional NE3.

A programação do evento contou com a celebração do 1º ano de funcionamento do Confoco-Ba, onde a Presidente do conselho, Mary Cláudia, coordenadora da Serin, apresentou um balanço desse período como uma prestação de contas às Organizações da Sociedade Civil.

Mary Cláudia falou sobre o desafio de instalar e estruturar um conselho e da relevância das ações que foram realizadas no processo de implementação das políticas públicas de parcerias no âmbito do MROSC, fazendo um panorama do trabalho desde a posse, em 20 de setembro de 2017.

Além dos atos administrativos (pareceres, resoluções e recomendações) expedidos pelo conselho, o relato apresentou um quadro robusto de reuniões diversas, eventos realizados para articulação e disseminação do MROSC, com órgãos da Administração Pública, Universidades e Organizações da Sociedade Civil, como: seminários, caravanas territoriais, encontro técnico com órgãos de controle e participação em reunião de conselhos.

Eliana Rolemberg, vice-presidente, destacou a representatividade dos diversos segmentos da população na composição do Confoco-BA e a importância da parceria da Serin no processo de implementação do MROSC no Estado da Bahia.

O evento também contou com a participação da professora Elizabeth Matos, representante da UFBA, que fez um relato das ações da universidade em articulação com a Plataforma MROSC e Confoco-BA.

A OSC Legal, representada por seu coordenador Lucas Seabra, fez a apresentação artística do “Cordel do MROSC”, envolvendo todos os participantes com seu conteúdo formativo.