30/03/2017 17:10

Serin participa do II Simpósio Integra Bahia FECBAHIA

A Federação de Consórcios da Bahia (FECBAHIA) realizou no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB) o II Simpósio Integra Bahia FECBAHIA, que teve a participação do vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão.

A Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado esteve representada por Anabel de Sá Lima Carvalho, titular da Coordenação de Assuntos Federativos (Coaf) e por Mary Cláudia Cruz e Souza, responsável pela Coordenação de Articulação Social (Coas).

Também presentes no evento, os secretários de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, do Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, de Jonas Paulo, coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), e Zenildo Brandão, coordenador de Consórcios do Estado da Bahia, além de dezenas de prefeitos, e coordenadores de consórcios públicos da Bahia.

A FECBAHIA é uma associação de direito público e privado que tem como objetivo fomentar as ações desenvolvidas pelos consórcios públicos da Bahia, articular parcerias entre Ministérios e secretarias do Estado com a Federação dos Consórcios para fortalecer ações locais, territoriais, estaduais e nacional, e atuar junto ao TCM e PGE para garantir transparência nas prestações de contas dos consórcios.

O vice-governador João Leão apresentou ao público os projetos Ponte do Desenvolvimento do Sistema Viário Oeste (SVO), e Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, destacando o potencial de desenvolvimento econômico nos diversos municípios impactados pelo projeto. Ele previu, ainda, a duplicação da BA-001, duplicação da Ponte do Funil entre Vera Cruz e Jaguaripe, e a construção da rodovia – com extensão de aproximadamente 58 km - entre Santo Antônio de Jesus e Castro Alves.

A Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia (AG-TER) foi outra importante ação do Governo do Estado apresentada, que tem como objetivo impulsionar a cultura do empreendedorismo nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Na ocasião a Federação de Consórcios da Bahia assinou um Protocolo de Intenções com cinco prefeituras do Território do Velho Chico. Os municípios contemplados com as assinaturas foram Morpará, Muquém do São Francisco, Ibotirama, Paratinga, e Brotas de Macaúbas.