• Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Notícias

31/03/2017 17:50

Rui Costa inaugura distrito industrial em Santo Antônio de Jesus

O novo Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, foi inaugurado pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (31). Na ocasião, ele também entregou a pavimentação do sistema viário de acesso ao distrito e autorizou a transferência da gestão do local para a Associação do Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus (Adisaj).

"Este novo centro industrial é uma área urbanizada, para que várias empresas se instalem em Santo Antônio de Jesus. O nosso objetivo é dar infraestrutura para que as empresas venham e gerem um dos maiores valores da vida humana, que é o direito ao trabalho", afirmou Rui Costa.

A vocação do distrito, que fica à margem da BA-026, é para a produção de calçados e componentes, e produtos alimentares. O sistema viário, que tem cerca de quatro quilômetros, custou R$ 9 milhões e interliga-se ao sistema viário nacional pela BR-101, a dois quilômetros do distrito industrial.

Presente na inauguração, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, ressaltou que várias empresas já estão cadastradas no novo distrito industrial. “Logo, elas vão começar a construir nos terrenos e gerar empregos. É uma notícia extremamente importante. Em um contexto de crise econômica, com desemprego em alta, estamos lutando para proporcionar mais empregos para Santo Antônio de Jesus e região", afirmou Wagner.

Mais infraestrutura e educação - Na ocasião, o governador ainda inaugurou nova via de acesso ao Instituto Federal da Bahia (Ifba), destacando que "a Bahia, durante toda a sua existência, tinha apenas uma universidade federal e uma escola técnica federal, em Salvador. De 2002 para cá, passamos a ter seis universidades federais e 35 escolas técnicas. O desenvolvimento, o progresso e a dignidade de um povo se fazem com educação".

Aluno de produção de cinema do Ifba, Raimundo Nonato Moreira comentou que "antigamente, esta pista era intransitável. Nós não tinhamos acesso fácil ao Ifba. Tinha muitos buracos. Os carros precisavam ir sempre para oficina. Essa nova pista veio como uma benção. Ela agora está um verdadeiro tapete".

Ampliando as ações na região, o governador também entregou um módulo anexo, com cinco laboratórios, e uma quadra poliesportiva para o Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. "São laboratórios de informática, química, física e biologia. Outro laboratório é para o escritório júnior. Eles têm o objetivo de melhorar a questão didática-pedagógica do ensino médio regular, nas disciplinas da base nacional comum. Para os cursos técnicos profissionais, eles vão servir para que os alunos pratiquem atividades laborais referentes ao exercício de cada profissão", explicou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Netto Mello.

Fonte: Secom – Raul Rodrigues (texto) e Mateus Pereira (fotos)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.